Piso vinílico ou piso laminado: existe diferença?

 

Apesar de parecidos esteticamente, pisos vinílicos e laminados são bem diferentes, desde a composição até os benefícios no uso diário. Pensando nisso, a Tarkett preparou este apanhado de informações para acabar com todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

Qual é a diferença entre piso vinílico e laminado?

Uma das principais diferenças está na composição deles. Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina. Essa diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto flexível.

piso vinilico ou laminado

Mas na prática, o que isso impacta? Veja abaixo:

 Composição 

Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina.

Essa diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto flexível. Mas na prática, o que isso impacta? Veja abaixo:

Acústica 

A acústica é uma das principais diferenças entre laminados e vinílicos.

Por ser um produto rígido, o laminado propaga o som ao caminhar, é o famoso “toc-toc”. Em alguns casos é recomendado instalar uma manta acústica embaixo do laminado para que os vizinhos do andar de baixo não se incomodem com o barulho dos passos, mas ainda assim a reverberação do som no ambiente acaba não sendo completamente atenuada.

Já o piso vinílico, como é flexível, tem uma absorção acústica maior. No mercado é possível encontrar opções com absorção do som ao impacto de até 19dB.

Manutenção 

Por se tratar de materiais derivados da madeira, os laminados não podem ter contato com água durante a limpeza, caso contrário poderá ocorrer estufamento e apodrecimento do revestimento.

No caso dos pisos vinílicos, os pisos colados podem ser lavados com água e detergente neutro, porém não é recomendado deixar o piso submerso na água por longos períodos, pois isso pode ocasionar o descolamento de algumas placas ou réguas. Já para a opção de piso vinílico clicado não é indicada a lavagem, basta apenas passar um pano úmido ou mop com água e detergente.

Formatos 

Os pisos vinílicos estão disponíveis em diversos formatos, como: mantas, réguas, placas e outras formas geométricas.

Para que você entenda melhor: os formatos geométricos são modulares, ou seja, pisos em módulos que contêm junta seca (as emendas das peças ficam encostadas umas às outras). Já o formato manta é monolítico e a união das peças é feita com um cordão de solda ou adesivo específico, formando um produto único.

Este tipo de piso é mais indicado para ambientes hospitalares, que necessitam de cuidados especiais com limpeza e manutenção, mas também é possível encontrar mantas vinílicas residenciais e comerciais.

Texturas 

As texturas dos vinílicos são diversas, desde as rústicas bem típicas da madeira até a linha mais contemporânea com relevos do cimento.

Os pisos laminados, por sua vez, estão disponíveis nos formatos régua e placa e, assim como os vinílicos, possuem diversas texturas e cores que simulam madeira, concreto e pedras.

O que o piso laminado e piso vinílico têm em comum?

Conforto térmico com certeza é uma propriedade que os dois produtos têm a seu favor. Ambos os pisos são considerados atérmicos, ou seja, eles não se influenciam com a temperatura exterior. Assim, você não vai sentir desconforto ao caminhar com os pés descalços no inverno, e nem sentir o ambiente quente e abafado em um dia de calor intenso.

Além disso, são produtos com longa durabilidade e de fácil instalação e manutenção, portanto são muito práticos de manter na correria do dia a dia.

Em quais ambientes instalá-los?

A instalação do pisos laminado é indicada para áreas residenciais de média circulação, como: quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego. Já os vinílicos, por terem uma variedade maior de formatos e resistência, são indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais.

Além disso, uma das vantagens dos vinílicos é a instalação em grandes áreas sem necessidade de uso de perfis de transição ou dilatação, como exige o laminado. Dessa forma, o visual fica mais limpo e a manutenção mais simples.

Matéria extraída do site da Tarkett